Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo se preparam para receber o 65º Jogos Regionais. Em 1990 melhor campanha de Tupã

Há 33 anos Tupã ficava com o vice em Paraguaçu Paulista

As cidades de Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo se preparam para sediar a partir do próximo sábado (15) a 65ª edição dos Jogos Regionais. Os dois municípios devem receber mais de 10 mil participantes, entre atletas, comissões técnicas e dirigentes, que disputarão cerca de 25 modalidades até o dia 23 de julho.

História

Em 1990 na cidade de Paraguaçu Paulista, Tupã ficou com o vice campeonato, sendo a melhor participação da história. Brasílio Estrela Ruivo era o Secretário Municipal de Esportes. Marco Antonio de Barros era o diretor das modalidades esportivas e o Dr. Miguel Angelo de Marchi, apaixonado por basquete, era o médico da delegação.

Naquele ano Tupã só levou atletas da casa conseguindo um excepcional resultado.

arquivo jornal diário
arquivo jornal diário

Infelizmente nesses 33 anos a cidade teve muitos altos e baixos no esporte, sendo que em vários anos ficou na segunda divisão da região.

Jogos regionais do estado de São Paulo

História

Os Jogos Regionais tiveram início em 1950, na cidade de Presidente Prudente, oeste do estado com a finalidade da revelação de novos talentos. Desde aquela época, os campeonatos que se realizavam em algumas regiões paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para Jogos Abertos do Interior.[1]

Em 1953, os Jogos do IV Campeonato Aberto da Alta Sorocabana que havia voltado a ser em Presidente Prudente, foram incluídos no calendário oficial de eventos esportivos do Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo (DEFE), atual Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.

Nesta edição participaram 1.200 jovens, de 22 municípios e foram disputadas as modalidades de basquetebolvoleiboltênis de mesaatletismociclismoxadrez e beisebol.

Nesse ano, também foi oficializado pelo calendário do DEFE os II Jogos Nordestinos, que reuniram em Araçatuba dezesseis cidades e cerca de mil atletas, tendo ainda a participação do município de Campo Grande (MS).

A denominação oficial só foi instituída em 1956.

Em 1957 além dos Jogos Nordestinos, que foi realizado em Campo Grande (MS) e do Campeonato Aberto da Alta Sorocabana, surgiu oficialmente os Jogos do Vale do Paraíba, com primeira cidade sede São José dos Campos e os Jogos Araraquarense que aconteceu de forma não oficial, mas em colaboração da DEFE, na cidade em São José do Rio Preto.

Em 1958, a região Araraquarense teve seus Jogos oficializados e, em caráter experimental, o DEFE organizou os Jogos da Paulista e Alta Paulista e da Média e Alta Mogiana, e no ano seguinte, 1959, a organização oficial dos Jogos Regionais do interior com o Estado de São Paulo sendo dividido em 8 (oito) regiões: Alta Sorocaba, Nordestino, Vale do Paraíba, Araraquarenses, Média e Alta Mogiana, Paulista e Alta Paulista.[2][3]

Também em 1958, de 27 a 31 de julho, realizou-se em Piracicaba os “Jogos da Paulista”.[4][5][6][7][8][9][10]

Em 1962, com o crescimento dos eventos e do interesse da comunidade esportiva de São Paulo, os Jogos Regionais passaram a abranger, além dessas oito regiões citadas, mais duas áreas, o Litoral e a Zona Sul. Nesse ano houve os 5º Jogos da Paulista, que foram realizados em São Carlos pela primeira vez desde a sua implantação.[3]

Em 1975, houve o 6º jogos regionais da Zona Leste do Estado, na cidade de São Carlos, no qual Campinas foi a campeã e São Carlos a vice.[11]

A partir de 1984, os Jogos Regionais passaram a ser disputados em seis zonas. Foram desmembrados os Jogos Regionais da Zona Sudeste, criando-se os Jogos Regionais do Vale do Paraíba e Litoral Norte, ficando assim estruturados: Zona Norte; Zona Leste; Zona do Vale do Paraíba e Litoral Norte; Zona Sudeste; Zona Centro-oeste.

A partir de 1988, os Jogos Regionais passaram a ser realizados por regiões esportivas. Atualmente, com a emissão da Portaria G. CEL 08/2004, os Jogos foram divididos em 8 (oito) regiões esportivas com suas subdivisões.

Os Jogos Regionais, durante todos esses anos, têm alcançado seu objetivo de promover a massificação e o intercâmbio esportivo, contando com um número, cada vez maior, de atletas e de municípios inscritos, revelando valores como Hortência Marcari e Magic Paula, no basquetebol, Aurélio Miguel, no judô, e Cláudio Kano, no tênis de mesa, entre outros.

O brilho de muitas equipes como de voleibol e ciclismo, do Pirelli, o basquetebol masculino, de Franca e de Rio Claro, e o feminino, de Sorocaba e de Piracicaba, do voleibol, da Olimpikus, entre tantas outras, conferem um espetáculo à parte, para os aficionados do esporte amador, que têm, nestes certames, a oportunidade de aplaudir, de perto, grandes estrelas do cenário esportivo nacional.

Os jogos são sempre realizados, no mês de julho, para que coincidam com as férias escolares e as escolas possam ser utilizadas como alojamentos ou até como instalações esportivas.

As cidades de Campinas e Piracicaba são as maiores campeãs dos Jogos Regionais em suas respectivas regiões.