O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, na semana que abrange de 05 a 11 de junho, foram confirmados 35 casos de dengue. Do início do ano até esta segunda-feira (12), foram notificados 5.043 casos suspeitos, sendo 2.631 positivos. Atualmente, Tupã tem 7 óbitos suspeitos de dengue sob investigação aguardando resultados do Instituto Adolpho Lutz.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta acima de 38,5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Caso o munícipe apresente febre e mais um destes sintomas, é recomendada a ida à unidade de saúde a qual o morador pertence.
A população também pode contribuir no combate ao mosquito, realizando uma limpeza semanal de 10 minutos em seus imóveis, eliminando água parada, verificando a presença de água em ralos externos; além de, ao longo da semana, higienizar frequentemente os bebedouros dos animais e remover a água dos pratos de plantas.
A colaboração dos moradores é fundamental para um combate eficiente. Por isso, é importante que os munícipes permitam a entrada dos agentes e da nebulização, se informando e seguindo as instruções oferecidas pelos servidores. Com a união dos trabalhos dos agentes e dos moradores é possível evitar novos casos e reduzir o progresso da dengue em Tupã.
Distrito de Universo
Dos distritos de Tupã, Universo é o que está com mais casos atualmente, totalizando 19 casos nos últimos 15 dias. Nos trabalhos de eliminação de criadouros realizados recentemente pelos agentes de combate às endemias no distrito, dos 282 imóveis visitados, em 10 foram encontrados focos, totalizando 17 focos. Estes números resultam em um índice de infestação de 3,55; considerado altíssimo para um período sem chuvas.