Os ministros do STF começam a analisar, a partir de 0h desta terça, no plenário virtual, a culpa de 100 denunciados por atos de 8/1
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, a partir desta terça-feira (18/4), o julgamento das 100 primeiras pessoas denunciadas por participação nos ataques aos prédios dos Três Poderes da República em 8 de janeiro.
A apreciação da culpa dos denunciados acontece no plenário virtual, portanto, estará disponível aos 11 ministros já a partir de 0h. Ao todo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou 1.390 pessoas.
Nesta primeira leva de julgamentos, são analisados os casos de pessoas que ainda estão detidas, já que investigados presos têm prioridade sobre os demais. Atualmente, 294 pessoas estão presas em decorrência dos atentados de 8 de janeiro. As análises acontecerão entre 18 e 24 de abril.
Os denunciados respondem por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.
A PGR afirma que, em 8 de janeiro, os denunciados, “contribuindo uns com os outros para a obra criminosa coletiva comum, tentaram, com emprego de violência e grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos Poderes Constitucionais”.
“No interior do prédio sede do Congresso Nacional e insuflando a massa a avançar contra as sedes do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, os denunciados destruíram e concorreram para a destruição, inutilização e deterioração de patrimônio da União, fazendo-o com violência à pessoa e grave ameaça, emprego de substância inflamável e gerando prejuízo considerável para o erário”, diz a denúncia.
Fonte: metropolis.com