Ação visa identificar a eficácia das ações e traçar novas estratégias no combate à dengue
O número de casos de dengue contabilizados no município continua apresentando quedas consideráveis, o que confirma a eficácia das ações de enfrentamento realizadas pela prefeitura de Tupã em conjunto com as Secretarias.
Nos dias 3 e 4 de outubro o Departamento de Entomologia e Endemias realizou a Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Segundo o chefe do setor, Marco Antônio de Barros, o resultado comprova que a cidade está progredindo no combate à dengue após inúmeras ações.
“Tupã apresentou 1,3 na ADL. O novo resultado enquadra o município como classificação ‘alerta’ na escala de 1 a 3,9, estabelecida pelo Ministério da Saúde”, informou.
A execução, o lançamento de dados no sistema do estado e a validação dos dados junto ao Ministério da Saúde se deram em 48 horas, portanto, Tupã foi a primeira cidade do Brasil a registrar os dados, onde todos deverão fazê-lo até o final de outubro.
Marco ainda explicou que a ADL corresponde à quantidade de imóveis encontrados com larvas do mosquito Aedes aegypti. “Durante a avaliação os agentes visitaram 1.174 residências e encontraram 22 focos do mosquito em 15 deles. Vale destacar que todos os focos foram encontrados em locais onde o próprio morador poderia ter eliminado, o que nos faz reforçar ainda mais o pedido para que todos cuidem de seus quintais e ajudem nesse combate”, enfatizou.
O titular da Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que o objetivo da avaliação é mensurar o nível de infestação para adotar novas medidas de eliminação de focos. “A ADL é importante para sabermos o grau de infestação do mosquito no município e, a partir disso, definir quais ações e estratégias a prefeitura adotará para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti”, completou.
O vice-prefeito Renan Pontelli ressaltou todo o trabalho em conjunto às demais Secretarias, que disponibilizaram os servidores para ampliar as equipes de combate à dengue.
“Somente pudemos realizar tantas ações em pouco tempo com a ajuda e suporte das demais Pastas. Agradecemos a todos que fizeram parte desses trabalhos intensos com o Mutirão da Limpeza ou até mesmo nas Unidades de Saúde e de Hidratação. Juntos sempre seremos mais fortes “, disse.
O prefeito Caio Aoqui parabenizou as equipes pelo resultado e enfatizou que a queda no resultado da ADL e no número de casos novos diários da doença são frutos do bom trabalho realizado pelo Departamento.
“Mesmo com os números baixos não vamos parar. A Secretaria, por meio do Departamento, continuará realizando todas as ações de combate à dengue para evitar que os números voltem a subir, e contamos com cada munícipe, pois essa batalha é de todos nós”, disse.