O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, do início do ano até esta quinta-feira (19), 3.250 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 1.989 positivos. A nebulização continua na região dos bairros Aviação, Santa Cecília e Vila Teixeira, onde foram trabalhados até agora 328 imóveis.
Já o trabalho de controle de criadouros continua na região da Unesp (Nova Tupã e Jardim Unesp I e II), na zona leste da cidade. Nos trabalhos desta quarta-feira, nas 184 visitas foram encontrados 3 focos em 3 imóveis, mesmo com temperaturas abaixo de 10º, mostrando que a população tem que ter 100% de comprometimento para eliminar os criadouros.
Ainda nesta quinta-feira o Instituto Adolpho Lutz, liberou o resultado de 2 amostras de isolamento viral do município de Tupã, confirmando a tendência no estado: DengueV1 (dengue vírus 1). Este mesmo vírus teve circulação nos anos de: 1995; 2002; 2010 e 2011, e não teve ocorrência de internações como está acontecendo neste ano.
O diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros, explicou que existem quatro sorotipos do vírus, o que significa que uma mesma pessoa pode pegar dengue quatro vezes. “O problema é que ter um segundo ou um terceiro quadro da doença aumenta o risco de sofrer com as formas mais graves”, alertou.