Os casos foram confirmados na última sexta feira pela Secretaria Municipal de Saúde
Na última sexta-feira a secretaria Municipal de Saúde divulgou a confirmação de mais um caso de leishmaniose em Humanos (nono caso de 2018) e mais um caso de dengue (nono caso de 2018).
Mas, infelizmente não foram divulgados os bairros. Um direito que o cidadão tem, principalmente para saber que uma doença está sendo transmitida no seu bairro.
Leishmaniose
O caso divulgado de Leishmaniose, conforme a secretaria de saúde é de uma senhora que teve o início de sintomas em agosto/18, devido à complexidade da doença o diagnóstico e resultado só saiu na primeira semana de Janeiro/2019.
Pelos dados do Centro de Controle de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, este é o nono caso da doença em Tupã/2018, sendo um óbito.
Em 2018, desde a introdução da doença em Tupã (2012), este é o ano com maior número de casos da história.
O site conseguiu apurar que este caso divulgado na sexta-feira seria de uma moradora da Rua Waldemar, Parque Dom Bosco.
Dengue
Também na última sexta-feira foi confirmado um caso de dengue com início de sintomas no final de dezembro, portanto na estatística o caso é de 2018.
O site apurou que o morador é da Rua Evaristo Quinquio, Parque Bela Vista.
Com o índice de infestação de Aedes muito elevado, apurado no LIRAA, e com a baixíssima produção de visitas no último bimestre, Novembro: 4852 imóveis/Dezembro: 4204 imóveis, e vários funcionários em férias e mais 12 dias de recesso em dezembro e 6 em novembro, é muito preocupante a situação.
Os trabalhos de bloqueio da doença começaram hoje e a nebulização deve acontecer nos próximos dias.