Tupã comemora hoje 89 anos

Tupã foi fundada em 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão

Tupã fica na Alta Paulista, no oeste de São Paulo, cidade que reúne a tranqüilidade das pequenas cidades e as opções e variedades das grandes. Tupã, foi fundada em 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão numa região de floresta virgem, localizada no espigão dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), traçado da Ferrovia.

O nome escolhido – TUPÃ (o Deus do Trovão ou Espírito Bom), evoca uma homenagem aos primitivos habitantes do local, os índios. O crescimento e o desenvolvimento da cidade teve a participação direta dos imigrantes que também ajudaram a ocupar o interior do Estado de São Paulo. São as colônias de Letos, Japoneses, Portugueses, Italianos, Espanhóis, Sírios, etc., que com seus usos e costumes, sua força de vontade e principalmente o seu trabalho deram uma contribuição muito grande para Tupã.

O DISTRITO DE TUPÃ foi criado junto ao município de Glicério, através do decreto estadual nº 6.720 de 02.10.1934. Pelo Decreto Estadual nº 9.775 de 30.11.1938, foi criado o MUNICÍPIO DE TUPÃ, sua instalação ocorreu em 01.01.1939. Atualmente, integram-no 03 (três) Distritos : PARNASO, VARPA E UNIVERSO.

Ponte da fazenda Palma distrito de Varpa

A área URBANA DA CIDADE é de 32,27 Km2, com altitude de 511 metros, distanciando-se da Capital, em linha reta, cerca de 450 Km, Rumo Ono. A temperatura média varia entre 32º C nas máximas e 12º C nas mínimas. As precipitações pluviométricas ocorrem, com maior freqüência, nos meses de fevereiro e outubro, em médias estimadas em 1.200 mm.

O Município se localiza na Latitude Sul 21º56’01” e Longitude W.Gr. 50º30’45”. Seu Território é, predominante arenoso (arenito de Bauru), dentro da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, além dos Ribeirões Iacri, 7 de Setembro, Pitangueiras e Afonso XIII.

Primeira casa

Igreja Matriz de São Pedro

Estádio Municipal Alonso Carvalho Braga década de 40

Avenida Tamoios década de 50

A historiografia oficial esconde muitos dos fatos que marcaram os primeiros anos de desbravamento, entre eles o massacre dos indígenas caingangues da região, que foram homenageados com o nome da cidade e de suas vias planejadas. Os colonizadores encontraram muita resistência por parte dos nativos e o confrontamento foi inevitável, resultando na morte de muitos dos indígenas na região. Segundo os registros, no entanto, a paz foi alcançada com mediação de uma índia chamada Vanuíre. Por conta dessa importante influência indígena, Tupã sedia uma escola com o nome “India Vanuíre” em homenagem a ela e possui um dos mais importantes museus dedicados ao tema no país, o Museu Histórico e Pedagógico India Vanuíre.

Museu Histórico e Pedagógico India Vanuíre o maior acervo indígena do país

Em 15 de novembro de 1941 inaugurou-se a estação ferroviária de Tupã, terminal do chamado Tronco Oeste da Companhia Paulista até abril de 1949, quando foram abertas as estações de Universo, IacriParnaso e Osvaldo Cruz, dando prosseguimento ao imenso ramal da ferrovia até Panorama, na margem do Rio Paraná (1962). Isto garantiu o grande desenvolvimento inicial da povoação (preliminarmente com base na cafeicultura), durante oito anos como estação terminal da ferrovia e posteriormente já arraigada como polo de referência na região até hoje conhecida como Alta Paulista.

  • Em 2002 a cidade passou ao status de estância turística. É conhecida nacionalmente como a “Capital Nacional da Fotografia” por possuir diversas empresas no ramo fotográfico.