Vereadores de Sagres pedem intervenção do Ministério Público contra cobranças abusivas de contribuição de iluminação pública

Legisladores fundamentam pedido afirmando que há cobranças até mesmo de proprietários rurais

SAGRES – O que era para ser uma obediência a recomendação do Tribunal de Contas do Estado tem se tornado motivo de distorções e injustiça tributária. Em resumo este é o sentido de um ofício enviado pelo vereador Roberto Pires e Antonio Luiz Alves, da Câmara Municipal de Sagres.

Segundo os dois legisladores, a maioria dos contribuintes é contrária à cobrança como tem ocorrido devido a distorções quanto a valores e até mesmo envio de conta a pagar nesse sentido a morador da zona rural de Sagres, onde sequer há iluminação pública.

Os vereadores fundamental o ofício como abusiva a cobrança se comparada a política de exigência com a de outros municípios. “Também há cobranças diferenciadas de empresas e que a forma como se dá a cobrança fere-se os princípios da igualdade, isonomia, proporcionalidade e razoabilidade quando comparada com municípios do mesmo porte ou até maiores”, afirmam.

Os vereadores protocolaram junto à Promotoria um abaixo-assinado, a cópia da lei que instituiu a CIP (Contribuição de Iluminação Púlica) e ainda comparativos de cobranças com outras cidades.

 

Fonte: ocnet.com.br