Facebook derruba páginas Fakes ligadas ao PSL e à família Bolsonaro

As contas publicavam conteúdo fictício, em nome de pessoas fictícias como se fossem veículos ou profissionais de comunicação

O Facebook derrubou páginas e grupos ligados a funcionários dos gabinetes do presidente Jair Bolsonaro e aliados, nesta quarta-feira (8) segundo o jornal O Globo.

As páginas estariam diretamente ligadas aos filhos do presidente, Flávio e Eduardo Bolsonaro e aos deputados estaduais, Alana Passos e Anderson Moraes, do PSL (RJ).

Segundo o Facebook, todos os perfis foram removidos (Facebook e Instagram) e agiam de maneira a enganar as pessoas, sem ao menos conter informações sobre a verdadeira identidade dos seus administradores, desde o ano de 2018.

Juntos, os perfis mobilizavam 2 milhões de pessoas.

Segundo a nota emitida pelo Facebook, todos os dados das contas foram analisados tecnicamente pelos pesquisadores do Digital Forensic Research Lab, especializados no combate às fake news e à violação de direitos humanos em ambientes virtuais.

Ainda de acordo com a rede social, após descobrir que havia combinação de contas duplicadas e falsas, com objetivo de burlar a fiscalização da plataforma, todas foram removidas.

As contas publicavam conteúdo fictício, em nome de pessoas fictícias como se fossem veículos ou profissionais de comunicação.