Mesmo com quarentena trabalhos de combate e controle da Dengue não pararam em Tupã

Departamento de Entomologia e Endemias realizou 26.503 visitas

Mesmo com o Decreto de Quarentena publicado em 18 de março em Tupã, o Departamento de Entomologia e Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde não parou suas atividades. Com toda a proteção aos seus Agentes de Endemias, como EPIs e vigilância em locais com casos suspeitos de Coronavírus, o controle e combate a dengue continuou.

De 23 de março a 05 de junho foram realizadas 26.503 visitas, sendo: 13.417 visitas de eliminação de criadouros, encontrando 186 focos; 7.449 casas nebulizadas, com o novo produto Químico o “Cielo”; 76 visitas em casas administradas por imobiliárias e 5.561 visitas de rotina à imóveis.

Outras cidades pararam

Araçatuba: Saúde suspenderá visitas domiciliares de rotina dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias (Publicado em 23 de março de 2020 às 09:53)

A fim de contribuir com o isolamento e evitar a disseminação do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba suspenderá, a partir desta terça-feira (24), as visitas de rotina.

Aproveitando esse momento que estaremos em nossas casas, vamos também combater a dengue e os demais vetores. Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias e controladores de vetores pedem que todos evitem deixar água parada em recipientes e acúmulo de entulhos, pois além da dengue, temos também a circulação do vetor da Leishmaniose Visceral e a alta incidência de escorpião em nossa cidade.

Lembrando que tanto o quadro de dengue como o de leishmaniose podem agravar os sintomas relacionados ao coronavírus e levar à morte. Vamos juntos combater a dengue, a leishmaniose  e o coronavírus! Fonte: aracatuba.sp.gov.br

2020 completamente diferente que 2019. Eficiência?

Com a pior epidemia da história de Tupã com 6.203 casos e 7 óbitos, em 2019, os Tupãenses viveram um ano de colapso no sistema de saúde além do noticiário negativo, diário nas mídias nacional, culminando na cassação do então prefeito José Ricardo Raymundo (PV), Já 2020, 589 casos sem nenhum óbito e a doença totalmente controlado além de baixíssima infestação de Aedes.

Fato de Ineficiência

No auge do descontrole através da Ineficiência no controle e combate a dengue em 2019 a prefeitura , já com o sistema de saúde em colapso iria contratar um empresa para os trabalhos de nebulização na cidade.

Seria a primeira vez na história, pois com 40 Agentes de Combate às Endemias no quadro de RH do município ganhando 40% de insalubridade e totalmente preparados para este trabalho, causou muitas dúvidas essa decisão. Mas antes de efetivar a contratação houve o rito da cassação. E com isso a empresa não foi contratada.