Com 90% de UTIs ocupadas, Votuporanga volta a fechar comércio

Dos 10 leitos para adultos, nove estão ocupados. Cidade atende moradores de 17 municípios.

Colocada na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo de retomada da economia, Votuporanga (SP) decidiu recuar e restringir ainda mais o comércio após o aumento de casos e o alto índice de ocupação de leitos de UTI.

O prefeito, João Dado, decretou que o município vai funcionar na fase 1 (vermelha), com serviços não essenciais fechados. Votuporanga registra, até a manhã desta terça-feira, 65 casos e cinco mortes por Covid-19.

Um dos motivos que levou a prefeitura a endurecer a flexibilização é a ocupação de leitos de UTI da Santa Casa, que atingiu 90% de ocupação. Dos 10 leitos para adultos destinados a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de coronavírus, nove estão ocupados, e o hospital atende moradores de 17 municípios.

Se o houver ocupação total de leitos, os novos pacientes terão de ser encaminhados para o Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).

Em uma reunião nesta terça-feira (2) com os prefeitos dessas cidades, o prefeito de Votuporanga pediu mais rigor das cidades no combate ao coronavírus.

Antes de entrar em vigor o Plano São Paulo, Votuporanga tinha flexibilizado o funcionamento do comércio por conta própria. O decreto que flexibilizou o comércio valeu por três dias, entre 7 e de maio, para atender o Dia das Mães.

Fonte: g1 riopreto