Dengue: Transmissão aumenta em Marília

Casos passam de mil na cidade e além da aplicação de inseticida, população precisa ajudar

O Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde intensifica o trabalho de combate à dengue. As ações de controle focam o mosquito transmissor, Aedes aegypti, com eliminação de criadouros em todos os bairros. Além da nebulização de inseticida nas regiões com casos confirmados, que passam de mil.

Já são 1073 casos confirmados de dengue na cidade, com um óbito. Restam 383 casos aguardando resultado de exames. “Até essa sexta-feira Marília já registrou 3.123 casos suspeitos, destes 1.667, foram descartados”, informou a enfermeira Luciana Stroppa, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Nessa sexta (8) e hoje (9) os aplicadores estarão realizando bloqueio, com nebulização de inseticida, em Rosália. Na segunda-feira (11) será a vez do bairro Costa e Silva e entorno. Depois a Zoonoses informou que a ação segue para o bairro Chico Mendes, com alta incidência de dengue.

O supervisor de Zoonoses, Rafael Colombo Filho destacou as ações de limpeza, com o auxílio da Secretaria do Meio Ambiente e Limpeza Pública, em locais com acúmulos de criadouros do Aedes Aegypti.

“Um caminhão de material descartado indevidamente foi retirado nessa sexta-feira (8) de um único terreno. Lixo que acaba se tornando criadouros do Aedes aegypti”.

População precisa ajudar, eliminando criadouros

O veterinário da Divisão de Zoonoses, Lupércio Garrido, voltou a afirmar que os números estão muito altos, mesmo com todas as campanhas municipais realizadas pelos cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

“A população precisa entender que a mesma a obrigação que a gente tem na defesa da Covid-19, que é lavar as mãos, evitar contato físico, usar máscara; é preciso incorporar para a prevenção da dengue”.

O veterinário orientou para a vistoria nos quintais pelo menos duas vezes por semana. “A gente entra nas casas e encontra até hoje, latas, potes e frascos com água, vasilha de todo tipo com água, criando o mosquito. A população não pode deixar água à disposição do Aedes Aegypti”.
“Estamos fazendo nossa parte e gostaria de reiterar o pedido já feito por técnicos para que as pessoas vistoriem periodicamente seus quintais e ralos para eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti”, disse o prefeito Daniel Alonso.

Principais medidas de combate à dengue

– Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
– Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
– Ao trocar a água dos Pets, lavar a vasilha
– Manter caixas d’agua bem fechadas;
– Remover galhos e folhas de calhas;
– Não deixar água acumulada sobre a laje;
– Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
-Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
– Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
– Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
– Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
– Acondicionar pneus em locais cobertos;
– Fazer sempre manutenção de piscinas;
– Tampar ralos;
– Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
– Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
– Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
– Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
– Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
– Catar sacos plásticos e lixo do quintal.