Liminar obtida pelo MPSP derruba flexibilização de quarentena em São José dos Campos

Para Justiça, aglomerações serviriam como propagadoras da covid-19 na regiãoO Ministério Público obteve, nesta quarta-feira (22/4), liminar judicial suspendendo o decreto municipal que flexibilizou as medidas de isolamento em São José dos Campos. A decisão obriga o Executivo local a cumprir as determinações do governo estadual que tratam da quarentena implementada para conter a disseminação do novo coronavírus. 

A liminar estabelece que o município use seu poder de polícia para fazer cumprir a decisão, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. 

No Decreto Municipal nº 18.506, a Prefeitura de São José dos Campos havia autorizado a retomada de atividades suspensas pela administração estadual, violando a competência do governador do Estado envolvendo a proteção e defesa da saúde.

A Justiça acatou tese do MPSP no sentido de que “o município de São José dos Campos é polo de importância na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, de forma que, fora da quarentena, promovendo a aglomeração de pessoas em momento de isolamento social, passaria a atuar como dispersor e propagador da covid-19 para todas as cidades vizinhas”.
Núcleo de Comunicação SocialMinistério Público do Estado de São Paulo – Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)comunicacao@mpsp.mp.br