Medidas contra o coronavírus alteram rotina; veja o que muda em Marília

Marília soma nove casos suspeitos de coronavírus. Até o momento não há nenhuma confirmação da Covid-19 na cidade. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (16) pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

Segundo a Prefeitura de Marília, todas as suspeitas registram vínculo epidemiológico – ou seja, essas pessoas estiveram em áreas de risco ou tiveram contato com infectados pelo vírus.

A primeira suspeita foi anunciada na última sexta-feira. Trata-se de um estudante de 21 anos.

De acordo com Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica no município, todos os casos suspeitos procuraram a rede particular de saúde.

Um desses casos é um idoso de 65 anos. Ainda segundo a Prefeitura, as pessoas com suspeita da Covid-19 estiveram nos últimos 14 dias em países como EUA, Portugal e México.

De acordo com nota emitida pelo poder público municipal, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades Saúde da Família) estão aptas com servidores capacitados para receberem os moradores que apresentarem os sintomas do Coronavírus. A UPA da zona Norte e o PA da zona Sul devem ser procuradas somente para casos de emergência.

Na rede particular, a Saúde Municipal irá sugerir aos convênios médicos que façam atendimento domiciliar, em pacientes com sintomas respiratórios leves.

Durante a manhã de hoje, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) se reuniu com entidades e autoridades de saúde das redes municipal, estadual e privada para a criação de um plano de contingência contra o coronavírus em Marília.

Veja abaixo as medidas tomadas pelo Estado, Prefeitura e instituições privadas que afetam o cotidiano dos marilienses.

EDUCAÇÃO

Rede pública estadual – Aulas suspensas a partir de 23 de março. Desta segunda-feira (16) até sexta-feira (20) haverá aula, mas todos os ausentes terão as faltas abonadas.

Rede pública municipal – Desta segunda-feira (16) até sexta-feira (20) o comparecimento nas unidades escolares municipais é facultativo. Já do dia 23 a 27 de março haverá a antecipação do recesso escolar. No decorrer da semana, o município irá se posicionar sobre a continuidade das medidas na educação.

Escolas particulares – A suspensão total das aulas na maioria das escolas está prevista para o dia 23 de março, mas a partir desta segunda-feira (16) a medida já começa a vigorar de forma gradativa. Até sexta-feira (20) todos os ausentes terão as faltas abonadas. Diversas escolas estão acolhendo a recomendação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp), que representa o setor privado, no entanto, a decisão sobre a suspensão ou não cabe a diretoria de cada instituição.

Universidades – A Unesp de Marília emitiu um comunicado na manhã do último sábado (14), informando que as aulas estarão suspensas a partir já desta segunda-feira (16). A partir de amanhã (17) os estágios dos cursos da área da Saúde, bem como todos os atendimentos de usuários, agendados no Centro Especializado em Reabilitação II (CER II) do Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES) serão adiados.

O Univem irá suspender as aulas presenciais a partir de quarta-feira (18). A partir de 18/03 as aulas serão ministradas via ambiente de Educação a Distância, nos respectivos horários em que deveriam acontecer. Até a tarde desta segunda-feira (16), Unimar e Faculdade Católica continuam com a programação normal de aulas. A reportagem não conseguiu contato com as demais instituições de ensino superior.

SERVIÇOS ESTADUAIS

-Detran.SP, Poupatempo e Centros de Integração da Cidadania vão priorizar serviços online; a determinação é que os agendamentos deem prioridade a serviços digitais e que possam ser atendidos pela internet ou por correspondência.

-O Governo do Estado também confirmou a determinação para que parte do funcionalismo estadual passe a trabalhar de casa a partir desta terça. A medida vale por 30 dias, mas pode ser prorrogada. O sistema de teletrabalho vai abranger servidores com idade a partir de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, hipertensos e pacientes com baixa resistência imunológica. A medida não vale para servidores que atuam nas pastas de Saúde, Segurança Pública e Administração Penitenciária, além de outros serviços essenciais.

CULTURA

-Cancelamento do desfile de 4 de Abril (aniversário de Marília)

-Atividades suspensas por 30 dias no Teatro Municipal, Sala de Projeção, Espaço Cultural, Casa de Cultura, Projeto Teatro da Cidade, Banda Marcial, e Salas do Acessa São Paulo (no Centro Cultural e Biblioteca).

– Cancelamento de eventos em geral e oficinas para a terceira idade dentro da Biblioteca Municipal. Unidade ficará aberta apenas para empréstimo de livros.

– Orientações para o fechamento/cancelamento/adiamento de eventos e locais com aglomerações com mais de 500 pessoas em toda a cidade de Marília.

-Boates devem ser fechadas e bares vão diminuir a capacidade [saiba mais clicando aqui].

ASSISTÊNCIA SOCIAL

– Fechamento por 60 dias das três unidades de Centro Dia do Idoso e das cinco unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

– A unidade do Bom Prato terá atendimento normal com instruções para evitar filas e durante a refeição distância moderada do outro usuário.

-Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social: Atendimento continua até novas determinações;

ESPORTE

-Aulas do Projeto Social Esportivo da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude serão interrompidas gradualmente até o dia 23/03, quando a paralisação será total no projeto. Previsão de retorno é dia 2 de abril.

-Campeonato Paulista da série A3 – o qual o MAC disputa – está suspenso por tempo indeterminado.

TRANSPORTE COLETIVO

-Higienização quatro vezes por dia dos ônibus coletivos do transporte público (antes o procedimento era feito apenas uma vez) e disponibilização de álcool gel em todos os veículos.

IGREJAS 

-A maioria das igrejas cristãs em Marília – denominações evangélicas e a Igreja Católica – mantiveram os cultos e missas neste domingo (15), apesar da recomendação das autoridades de saúde e governos, para suspensão de aglomerações com mais de 500 pessoas. No entanto, as lideranças admitem uma possível reavaliação nos próximos dias.

Fonte: marilianoticias