Dengue: Tupã tem 37 casos confirmados e 34 suspeitos

Exames realizados diariamente pelo Laboratório Municipal de Análises Clínicas tem ajudado no controle

Nos 31 primeiros dias do ano, Tupã tem registrados 37 casos positivos de dengue. Outros 34 suspeitos aguardam para realizarem seus exames.

Os trabalhos de combate ao mosquito Aedes Aegypti, estão intensos nos quatro cantos do município.

Nos últimos 60 dias choveu 486 mm na cidade, resultado que fez aumentar a infestação do mosquito que foi medida através da Avaliação de densidade larvária (ADL), entre 13 e 17 de janeiro com o valor mensurado de 11,9 de infestação.

Com a qualidade do que foi feito este trabalho serviu para o Departamento de Entomologia e Endemias criar um planejamento nas áreas com maior infestação.

Números

Foram feitas no mês de janeiro 9.107 visitas; 4.347 recipientes eliminados; 291 recipientes com focos do mosquito. Também foram emitidas 30 notificações onde os moradores que tiveram recipientes com larvas em seus imóveis, foram convocados para comparecer no Departamento de Entomologia e Endemias para firmarem um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) se comprometendo que não mais terão recipientes com focos de Aedes em suas residências.

Casos

Os casos recentes são 1 no Jardim Nossa Senhora de Fátima, 1 na Vila Santa Helena, 2 na Vila Brasília e 1 Jardim Santo Antonio, 1 Vila Vargas, 1 Jardim Améria, 1 na Vila Santa Ignez e 1 no Jardim Aritana. Sendo que as equipes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de saúde já trabalham nas respectivas área para eliminação de criadouros do mosquito.

Biolarvicida

Para os trabalhos de eliminação de criadouros os agentes estão utilizando o biolarvicida em recipientes que são fixos.

Para os trabalhos que são “ações complementares” onde o município realizou testes de 9 a 21 de dezembro, 2019, foi adquirida uma máquina Minigerador Aerosol a frio UBV, investimento de R$ 13.300,00, que já começará será usada na quarta-feira às 14 horas com a vinda dos técnicos da empresa fabricante onde profissionais do Departamento de Entomologia e Endemias serão treinados.

A expectativa da utilização do biolarvicida com esta máquina será um rendimento de aproximadamente 60 quadras diárias. O intuito será diminuir a produção de larvas de Aedes na cidade.