Ações de combate à dengue se intensificam no município

Em 20 dias de trabalho, 5.200 casas receberam a visita dos agentes

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa à
população sobre as medidas adotadas pela Secretaria no combate à dengue, como visitas em residências, terrenos e a aplicação do biolarvicida cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti).


Segundo a Secretaria, no município foram confirmados 14 casos da doença até o momento, e as ações de bloqueio adotadas pela Secretaria já estão em ação. O objetivo é eliminar os focos e criadouros do mosquito, evitando que o Aedes aegypti, transmissor da dengue, se prolifere e os casos aumentem na cidade, evitando maiores transtornos à população.


Com a intensificação das ações adotadas pelo Setor, a população também precisará se responsabilizar pelas ações em combate à dengue. As casas que forem visitadas e os agentes visualizarem focos de dengue, deverão ser notificadas e multadas.


De acordo com o Diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros, já foram visitados 5.200 casas e terrenos do município em busca de criadouros do mosquito. Ele também informou que, durante as visitas, os agentes procuram alertar a população sobre as medidas que devem ser tomadas dentro de suas residências.


“Os agentes de Combate às Endemias já visitaram 5.200 locais em nosso município. As ações tomadas por eles têm como objetivo detectar locais que sejam propícios para o acúmulo de água parada, eliminar esses focos e, também, orientar a população de como evitar essa situação dentro de casa, já que a maioria dos focos encontrados foi dentro das casas”, disse.


Marco Antônio ainda ressaltou que as ações de combate dos agentes estão sendo realizadas pelos Postos de Saúde da Família (PSFs), que também enviam agentes comunitários para a verificação de casas e terrenos das redondezas e conscientizando a população para que também evitem a proliferação da doença.


Com foco de dar o exemplo à população, a Administração também tomou a
iniciativa de nomear agentes que ficarão responsáveis por garantir que em todos os prédios e espaços públicos não haja aumento dos focos de dengue.
Segundo o setor de Endemias, as atitudes que a população pode tomar para evitar criadouro do mosquito dentro de suas residências são: preencher os vasos de plantas com areia ou fazer pequenos furos na parte de baixo, colocar garrafas de boca para baixo, fazer furos em pneus velhos ou entregá-los para os serviços de coleta desse tipo de material da Prefeitura, tampar caixas d’água, entre outras ações que são passadas à população pelos agentes.