Com 100 casos de dengue em 10 dias, Potim recebe reforço do Exército no combate à doença

Militares atuam no auxílio à vistoria das casas para eliminar criadouros. Em 209, cidade enfrentou epidemia da doença com 1600 casos de dengue.

Com 100 casos de dengue em 10 dias, Potim (SP) recebeu reforço de militares do Exército no combate ao mosquito transmissor da doença. A ação com apoio dos soldados teve início na última terça-feira (7) e segue até dia 23 de janeiro.

Nos últimos anos, a cidade teve grande aumento no número de pessoas com dengue. Em 2018, foram apenas dois casos, mas no ano passado a doença enfrentou uma epidemia de dengue, com 1600 registros. Em 2020, já são 100 casos confirmados.

No reforço ao combate do Aedes, 10 militares do 5º Batalhão do Exército em Lorena acompanham os agentes da prefeitura, que vistoriam as casas e orientam os moradores.

Entrar nas casas para fazer as vistorias continua sendo uma dificuldade. Segundo a prefeitura, mil imóveis deixaram de ser vistoriados porque estão fechados ou o morador se recusou a atender os agentes.

“Eles [militares] estão vindo para somar e dar mais credibilidade. E também porque a gente tem poucos funcionários e eles estão sempre pronto a nos ajudar Agora nós temos uma turma que está subindo nas caixas d’água também para orientar e colocando larvicida”, explicou a secretária de saúde Maria Rodineia Paixão.

Dayana Reis, vendedora na cidade, teve dengue no final de dezembro, e apesar da melhora, voltou à unidade neste início de ano com os mesmos sintomas. Para ela, falta conscientização da população, “A própria população vai reclamar, eles limpam e ai tornam a sujar de novo. Falta muita consciência”, disse.

Segundo a secretária de saúde, a capacidade de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) central de Potim foi aumentada, com plantão de 24 horas por dia, contando com dois médicos durante o dia e um durante a noite.

Em média, 80 moradores fazem a coleta de sangue diariamente na UBS central de Potim para confirmar a doença.

Por G1 Vale do Paraíba e Região