Dengue volta com força neste final de ano em Osvaldo Cruz e Secretaria de Saúde emite alerta

Já são 1.072 casos com uma morte registrada de criança

OSVALDO CRUZ – O risco de nova epidemia de dengue cresce neste fim de ano. De acordo com alerta da Secretaia Municipal de Saúde nos últimos 60 dias foram 50 novos casos positivos e há 35 pacientes que tiveram sintomas da doença e aguarda exames. No total do ano já são 1072 casos com uma morte de uma criança. 

A população não tem colaborado quanto à limpeza dos quintais, principalmente nos seguintes itens: – bebedouros de animais; – pratos com plantas; – recipientes para armazenamento de água (latas de tintas principalmente);- calhas. 

O período de fim de ano é considerado crítico devido a vinda de várias pessoas de outras cidades. Como a infestação do inseto transmissor da dengue e outras doenças o risco de novos casos aumenta. Com a incidência maior de chuva e temperaturas altas são propícios para a proliferação mais rápida do Aedes Aegipty.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde o período mais crítico deve persistir até março. Outra recomendação é em caso do morador viajar que peça para alguém que faça a limpeza dos quintais. cuidados com bebedouros de animais e outros objetos que possam acumular água para evitar novos casos de dengue. 

Praticamente todos os dias nos últimos dois meses novas pessoas procuram os serviços de Saúde Municipal para com sintomas da doença. (Assessoria de Imprensa)