AEDES AEGYPTI: Região do Parque Ibirapuera e no Distrito Industrial II têm a maior infestação na primeira semana de dezembro

Nestas duas regiões o índice de infestação é alarmante

Durante a fiscalização intensiva nas duas regiões foram encontrados 82 criadouros com a presença de larvas do Aedes

A Prefeitura de Tupã realiza uma intensificação contínua nos trabalhos de combate à dengue em todas as dependências do município, inclusive nos Distritos Industriais no qual o II tem uma alta incidência de focos com larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.


O setor de Combate às Endemias estuda a possibilidade de uma intervenção mais incisiva. Durante as fiscalizações nos distrito industrial II que ocorreram de 02 a 06 de dezembro, de 6 Indústrias visitadas nae 6 foram encontrados 22 criadouros. Este número representa o índice de infestação de 4.8.

O chefe do setor de Combate às Endemias, Marco Antônio de Barros, lembrou que durante a histórica epidemia de dengue, vários funcionários das Indústrias Tupãenses contraíram a doença. “Solicitamos aos empresários proprietários das indústrias que nomeiem um funcionário responsável para verificar toda a área da empresa e para que o mesmo esteja removendo os recipientes que estão se tornando criadouros de mosquitos colocando em risco a todos que ali trabalham”.

Já na região do Parque Ibirapuera, das 798 casas verificadas foram achados 60 criadouros em 23 residências, atingindo 2.88 no índice. Deve se ressaltar que os principais criadouros nesta região eram de recipientes armazenando água de chuva de forma irregular, podendo se dizer irresponsável.

Barros explicou que os dados reforçam a importância do combate ao transmissor. “Os resultados indicam que é preciso fortalecer ainda mais as ações de combate ao mosquito Aedes. Peço à população para verificar quintais semanalmente, e aqueles que armazenam água de chuva deve manter esse recipiente tampado de forma adequada, pois esta atitude alinhada com os trabalhos realizados pelos profissionais da saúde faz com que o combate seja mais eficiente”, disse.