Aedes: Prefeitura finaliza o LIRAA, índice deverá definir novas ações de combate ao mosquito

Município aguarda a validação do trabalho para divulgar o resultado

O Levantamento Rápido de Índices por Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

Índice 2018

No mesmo período, em outubro, o índice de Tupã foi de 7,1 e com isso desencadeou com a chegada do verão a Histórica epidemia de dengue com mais de 6 mil casos e 7 óbitos.

Mesmo sabedores desse assustador resultado do LIRAA os gestores da época não se preocuparam em realizar ações de pudessem diminuírem a infestação que levou o município ao colapso em sua rede de saúde, vindo a ter um gasto adicional de mais de 1 milhão de reais.

Como é medido este indicador

Todos os municípios brasileiros são obrigados no mês de outubro a realizarem esta medição (LIRAA) e enviarem até 15 de novembro para o Ministério da Saúde. Dados esses que servem como amostragem ao setor de Vigilância em saúde do governo federal  para monitorar a situação de infestação de Aedes Aegypti em cada município.

Em Tupã são sorteados 60 setores censitários, onde são visitados aproximadamente 1200 imóveis. Após planejamento realizado a partir de junho, a meta é de no máximo 2 de infestação, pois em 2018/2019 a infestação foi muito grande.

Divulgação

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde após a validação do trabalho realizado de 18 a 24 de outubro, pela SUCEN, os dados serão divulgados na próxima terça-feira, 29.

No ano passado a falta de planejamento dessa ação levou o município a concluir o índice somente após 15 dias de trabalho.