Gincana “Todas as Escolas contra o Aedes” recolhe mais de 30 mil recipientes

Escolas “João Geraldo Iori”, “Esther Veris Cerpe”, Colégio Seletivo e “Joaquim Abarca” foram as vencedoras em cada categoria

A Prefeitura de Tupã realizou nesta terça-feira (22), na Sala de Reuniões “Valter Zômpero”, a divulgação do resultado da gincana “Todas as Escolas contra o Aedes”. A ação, desenvolvida pelas secretarias municipais de Saúde e Educação, ajudou a intensificar o combate ao Aedes aegypti, através do recolhimento de recipientes que podem servir de criadouros do mosquito.


A divulgação dos resultados da gincana contou com a presença da imprensa local, servidores da saúde, representantes das escolas vencedoras, secretários municipais, vereadores e do prefeito Caio Aoqui.


A gincana, que contou com a participação de 7.465 alunos, mobilizou escolas municipais, estaduais, particulares e Instituto Federal. Na categoria Escolas Municipais participaram as unidades “João Geraldo Iori”, “Governador Mário Covas”, “Professor Odinir Magnani” e “Professor Tiago Leandro”.


A gincana também contou com a participação das Escolas Estaduais “Esther Veris Cerpe”, “Helena Pavanelli Porto”, “Anísio Carneiro”, “Maestro de Nelson de Castro” e EE “Sebastião Teixeira Pinto”. Já as Escolas Particulares foram representadas pelo Colégio Adventista; Colégio Objetivo; Colégio Seletivo. Na categoria Escolas de Ensino Médio participaram Instituto Federal, Índia Vanuíre, Irene Resina, Joaquim Abarca, Lélio Pizza,
Souza Leão e ETEC Paula Souza.


De acordo com o chefe do setor de Endemias, Marco Antônio de Barros, as escolas classificadas em 1° lugares vão ganhar uma festa do sorvete (com duas bolas de massa para cada aluno). As demais escolas que atingiram no mínimo 5 mil pontos receberão como prêmio dois sorvetes de palito para cada aluno.


Ele parabenizou todas as escolas e alunos envolvidos e ressaltou a importância do envolvimento de toda a comunidade na guerra contra o Aedes. Em seguida ele anunciou as escolas vencedoras da gincana. A EMEIEF “João Geraldo Iori” foi a vencedora entre as escolas municipais enquanto a EE “Esther Veris Cerpe” foi a ganhadora na categoria Escolas Estaduais. O Colégio Seletivo foi o vencedor entre as escolas particulares e a EE “Joaquim Abarca” foi a melhor classificada entre as escolas de Ensino Médio.

Já a EE “Helena Pavanelli Porto” e o Colégio Objetivo, que totalizaram 5 mil pontos durante a gincana, receberão festa do sorvete de picolé. Todas as festas do sorvete deverão acontecer a partir de 29. “Às escolas ganhadoras, meus parabéns pela dedicação e pela quantidade de recipientes arrecadados. Que vocês possam aproveitem a festa”, concluiu.


A diretora Regional de Ensino de Tupã, Lucimeire Adorno, também agradeceu as escolas envolvidas e destacou a importância dos projetos envolvendo a comunidade escolar. “Este não é apenas um momento de premiação, mas sim um momento de pensar em nossa saúde pública. Quero parabenizar as escolas, os profissionais e a todos que se empenham, os alunos dos grêmios das escolas e a todos que ajudaram nos ‘bastidores’
deste projeto, que possibilita a conscientização daquilo que não pode ocorrer, e que é prejudicial ao nosso município, a Dengue”, disse.


Representando a Câmara Municipal, o vereador Israel Veloso, o “Tutu”, salientou que o trabalho foi muito bem feito, mesmo com um curto tempo de realização. “O trabalho foi muito significante para o município, tendo em vista a grande quantidade de famílias de Tupã que sofreram com essa dengue nos primeiros meses deste ano. Esperamos que em um futuro próximo nossa cidade não venha sofrer mais com essa doença, mas para isso precisamos da ajuda de todos. Parabéns aos alunos, professores,
agentes e todos os envolvidos”, elogiou.


Já o prefeito Caio Aoqui destacou a importância da realização da gincana nas escolas do município. “Desde o dia 14 todas as escolas participantes estiveram na luta contra este mosquito, ajudando o poder público nessa importante causa. Desejo que nossas crianças e adolescentes possam curtir essas festas do sorvete de massa e palito que serão realizadas em suas escolas”, desejou o prefeito.


O chefe do Executivo também agradeceu a todos os envolvidos na gincana contra o Aedes. “Quero parabenizar todas as equipes de todas as escolas que participaram desta ação, e dizer para aqueles que não ganharam a festa do sorvete, que com certeza eles ganharam o essencial, que é a conscientização sobre a importância de afastar o Aedes aegypti de suas escolas e residências. Ou seja, de certa forma todas as escolas foram
vencedoras nessa gincana. Gostaria ainda de parabenizar toda a equipe de endemias pelo belo trabalho que realizam para combater em nosso município”, parabenizou.