Gincana escolar em combate à dengue se encerra amanhã

TODAS AS ESCOLAS CONTRA O AEDES

Nesta sexta-feira (18), às 9 horas, se encerra a gincana “Todas as escolas contra o Aedes”, que vem ocorrendo desde o início da semana em 19 escolas municipais, estaduais, particulares e no Instituto Federal do município.

A ação, que mobiliza cerca de 7.465 alunos no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, conta com premiação para as instituições de ensino que mais arrecadarem recipientes acumuladores de água.

A divulgação das escolas vencedoras será na terça-feira, dia 22 de outubro, às 9h30, na Sala de Reuniões “Valter Zômpero”. Segundo o chefe do setor de Endemias, Marco Antônio de Barros, os prêmios serão entregues para as quatro instituições de ensino que mais pontuarem em seus respectivos grupos.

“As escolas estão divididas em quatro grupos, sendo municipais, estaduais, particulares e de ensino médio. As instituições que arrecadarem mais objetos de cada divisão ganharão uma festa do sorvete em massa. Já as demais escolas que atingirem no mínimo 5 mil pontos serão contempladas com a festa do sorvete em palito”, informou.

O secretário municipal de Educação, professor Valdir Berti, destacou que os recipientes serão recolhidos até a sexta-feira (18). Ele também informou que até o momento, uma grande quantidade de recipientes foi recolhida.

“Uma grande quantidade objetos foi recolhida pelas equipes responsáveis. Até o momento, as escolas que mais arrecadaram, são: Objetivo, Esther Veris Cerpe e a João Geraldo Iori. Estamos contentes com os resultados e esperamos que até a sexta-feira, muitos outros recipientes acumuladores de água sejam arrecadados e retirados do meio ambiente”, enfaizou.

Já o prefeito Caio Aoqui ressaltou que a gincana faz parte de uma série de ações integradas entre as Secretarias Municipais para ampliar o combate ao mosquito da dengue.

“Assumimos o município em meio a uma epidemia de dengue. Portanto, desde o início desenvolvemos diversas ações integradas entre as Secretarias Municipais para ampliar o combate ao mosquito. Com certeza, as atividades surtiram efeito, já que no mês de setembro foram contabilizados apenas 11 casos de dengue, o que é um grande avanço se comparado a maio que contou com 2.371 casos. Esta é uma grande vitória, porém cuidados para evitar uma nova epidemia devem ser tomados diariamente por cada um de nós. Por isso, convido os alunos a continuarem arrecadando esses objetos acumuladores de água, retirando-os do meio ambiente e amplificando o combate à dengue em nosso município”, concluiu.

Por: Assessoria de Imprensa