Polícia Federal pede apreensão de transmissor da Rádio 950

O delegado da Polícia Federal Olavo Farinelli pediu que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresente o transmissor da Rádio Clube de Vera Cruz, conhecida como Rádio 950, para apreensão em um inquérito policial que segue em sigilo.

O delegado da PF também questionou a agência a respeito das restrições de natureza administrativas para o funcionamento regular da rádio.

A rádio pertence ao empresário Wilson Mattos e ao ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha (PSB).

A solicitação foi feita no mês passado, mas só veio à tona agora. O aparelho foi lacrado pela Anatel no dia 17 julho, justamente porque a rádio vinha operando na clandestinidade.

Uma fiscalização realizada na semana seguinte, no dia 25 de julho, constatou que o lacre foi rompido.

Mesmo após pedido de falência e um despejo da torre de transmissão, também foi verificado durante fiscalização da própria Anatel que a transmissão continua sendo feita de forma precária e improvisada.

Uma antena em formato de “varal” montada em frente da emissora, no Centro de Marília, estaria inclusive “provocando verdadeiro caos aos moradores do entorno devido à interferência eletromagnética”. A informação é da agência.

Lacre

Em julho a Rádio 950 foi lacrada porque os equipamentos e sistema irradiante estavam instalados precariamente sem cerca de proteção. Além disso, a concessão da rádio era para a cidade de Vera Cruz e estava operando em Marília.

A fiscalização aconteceu após denúncia feita pelo jornalista Fábio Conti, ligado ao prefeito Daniel Alonso (PSDB), que registrou uma queixa na Divisão de Fiscalização de Posturas.

O denunciante relatou uma possível instalação de sistema irradiante de emissora de rádio instalada irregularmente estaria dando interferência em aparelhos telefônicos nas proximidades do Teatro Municipal.

Outro lado

A reportagem do Marília Notícia procurou a advogada da Rádio 950. Ela informou que não tem autorização para falar sobre o caso.