Segundona: Com punição ao Batatais, 3ª vaga de acesso deve ser aberta na ‘Bezinha’

TJD condenou o clube a 240 dias de punição por suspeita de manipulação de resultados na Série A-3 deste ano

O Campeonato Paulista da 4ª Divisão (Sub-23) deste ano dará ao campeão e ao vice, o acesso para a Série A-3 de 2020. Porém, uma terceira vaga deverá ficar disponível, já que na última segunda-feira (dia 9), o Batatais (time da A-3) foi condenado a 240 dias de punição pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) por suspeita de manipulação de resultados durante o estadual da 3ª divisão desta temporada.

Há algumas semanas o clube já teve preventivamente seus jogos suspensos na 1ª fase da Copa Paulista. Com a decisão do TJD, além dos 240 dias de punição, o Batatais terá que pagar uma multa de R$ 70 mil. Contudo, ainda cabe recurso à agremiação. Dessa forma, o ‘Fantasma’ (mascote da equipe) só estaria liberado para retornar aos gramados em 8 de abril de 2020, ficando impossibilitado de entrar em campo durante toda da primeira fase do próximo Campeonato Paulista da Série A-3, acarretando, portanto, em queda para a ‘Bezinha’. Assim, existe a expectativa para saber o que a Federação Paulista de Futebol (FPF) irá fazer.

O imbróglio só deve ser definido no Conselho Arbitral, previsto para acontecer em outubro. Além do clube, o técnico Thiago Oliveira, o secretário Paulo Cesar Gardellini e o atacante Everton Fernando Gilio, o “Tom”, também foram punidos. Outros quatro atletas, o vice-presidente Marcos Roberto Leandro e Reginaldo Revelino Jandoso, que integrava a comissão técnica, seguem sendo investigados e não estão livres do caso.

Regulamento da Bezinha

Se mantida a decisão do TJD sobre o Batatais, a terceira vaga de acesso na 4ª Divisão se torna algo praticamente certo, pois o inciso 1 do artigo 15, do regulamento da ‘Bezinha’ diz que: “Em caso da não participação de algum clube classificado para o Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Primeira Divisão – Série A3 de 2020, terá também acesso o clube que obtiver a melhor campanha no Campeonato Paulista Sub-23 de Futebol Profissional – Segunda Divisão 2019, dentre os perdedores que disputaram a fase semifinal”.

Chance até de 4ª vaga

Uma quarta vaga de acesso na ‘Bezinha’ para a Série A-3 de 2020 também é possível, por conta da fusão no primeiro semestre deste ano de Bragantino e Red Bull Brasil. Os dois disputam o Paulista da Série A-1 e uma vaga está aberta na elite estadual. São duas as possibilidades neste caso: um clube comprar o CNPJ do Red Bull ou a FPF dar a vaga para o 3º colocado da Série A-2 deste ano, que no caso seria o Água Santa.

Abrindo mais uma vaga de acesso para a Série A-1, haveria um “efeito cascata” nas outras divisões do Paulista. Todavia, a Federação já adiantou que só irá definir essa situação no Conselho Arbitral das três primeiras divisões, que deve acontecer entre outubro e novembro.

Fonte: jornaldamanha