Marília pode ter racionamento de água a partir da semana que vem

O presidente do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), Marcelo de Macedo, afirmou ao Marília Notícia nesta segunda-feira (26) que a partir da semana que vem pode ser necessário implementar um sistema de racionamento na cidade.

A orientação é para que, mais do que nunca, a população economize água. “Ainda estamos estudando qual será o modelo de racionamento, vamos conversar com nossos engenheiros. Mas o principal é garantir que tenha água nas casas durante o período da noite, quando as pessoas chegam do trabalho”, afirmou Marcelo.

A única chance de não ter racionamento, segundo o presidente da autarquia, é a ocorrência de chuvas no município nos próximos dias, o que não está previsto – ao menos até domingo (1) – pelo Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp.

“O nível do rio do Peixe está muito baixo”, disse Marcelo. É dali que boa parte da captação de água na cidade é feita. Imagens enviadas por leitores do site no final da semana passada mostram que o fundo do rio pode ser visto com facilidade.

Outra importante fonte de captação, a Represa Cascata, já teve o bombeamento suspenso. Agora o líquido está sendo retirado de outra represa próxima.

No final de julho o MN já havia noticiado a possibilidade de racionamento, situação que vem se tornando cada vez mais plausível a cada dia sem precipitações.


Fonte:marilianoticias