Prudente: Epidemiológica confirma 864 novos casos de dengue e alerta sobre eliminação de criadouros

Presidente Prudente: A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), atualizou nesta terça-feira (16/07) os números da dengue em Presidente Prudente. Com novos 864 casos, o município contabiliza 4.105 catalogações positivas. Deste número, são 19 importados, vindos de outras localidades, e outros 4.086 autóctones, contraídos no município.

Conforme a VEM, há ainda 9.922 notificações. Neste número, estão incluídos os resultados positivos, negativos, os que aguardam parecer médico e até mesmo os inconclusivos, ou seja, aqueles exames que terão de ser refeitos.

Segundo a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, os casos diminuíram consideravelmente. Entretanto, ela afirma que a transmissão da dengue não foi interrompida. “Este é o momento de fazermos uma verdadeira faxina, de eliminarmos criadouros pensando na segunda temporada [de temperaturas elevadas], quando a tendência é que a infestação aumente”, pontua.

Ela ressalta ainda que o número de notificações preocupa a VEM, que segue promovendo os trabalhos. “Estamos com dois caminhões recolhendo os recipientes inservíveis que ainda estão nas residências [com exceção de resíduos de construção de civil, além de galhos e folhas] e finalizando o trabalho de campo do IB [Índice Breteau]. Conforme os resultados, executaremos intervenções específicas por área. Não há mágica, não podemos deixar o mosquito nascer”, conclui.

Fonte: Secretaria de Comunicação