Lei 10.083/98 X galinhas X escorpiões + mosquito Palha

O morador que criar galinhas pode ser autuado pela Vigilância Sanitária, porque ela pode causar sujeira e incômodo à vizinhança.

A prefeitura municipal de Tupã segue normas estaduais para controlar a situação, porque ela adotou o Código Sanitário do Estado de São Paulo, Lei 10.083/98 e o decreto 12.342/78.

Muitas mídias estão mostrando a utilização de galinhas para o controle do escorpião.

A infestação de escorpiões têm aterrorizado as famílias tupãenses, e também de várias cidades do estado de São Paulo.

 

Votuporanga

Na cidade de Votuporanga uma Lei municipal foi criada em 2017 para liberar a criação de galinhas.

O projeto estabelece que o morador possa criar em casa até três galinhas adultas e cinco pintinhos com até 40 dias de nascimento. As aves devem ser criadas soltas no quintal e quem desrespeitar as determinações pode pagar multa e ser proibido de criar os animais.

Mas para criar galinhas no quintal tem que redobrar a limpeza. O veterinário Cláudio Camacho afirma que a sujeira pode atrair muitos insetos, inclusive o mosquito palha, transmissor da leishmaniose. “O mosquito palha, vetor da leishmaniose, utiliza galinheiros e ambientes onde há matéria orgânica para criadouro de larvas. Quem for criar galinha em quintal deverá ter um controle muito grande da higiene e do esterco da galinha, para não deixar esse material se acumular sob o solo, o que poderia favorecer a multiplicação desse mosquito”.

Tupã

Aqui, em cinco anos foram confirmados 21 casos de Leishmaniose Visceral Humana com 4 óbitos. Doença transmitida pelo mosquito palha.

E aí? Sem galinhas escorpiões, com galinhas mosquito palha.