Cavalaria do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho reforça policiamento em Venceslau

A Cavalaria do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho” está em Presidente Venceslau há alguns dias, a exemplo do que está acontecendo no presídio 2 da cidade. Segundo o Cabo Felix, o intuito é que o policiamento reforce a segurança nas proximidades da penitenciária. “Estamos aqui para proteger e baixar o índice de criminalidade de Presidente Venceslau, enquanto as unidades do Comando de Policiamento de Choque fazem contenção no presídio ficamos responsáveis pela cidade”.

Ainda de acordo com o Cabo, a operação não tem previsão de término. “Nossas equipes estão revezando o período em que permanecem em Venceslau, enquanto uns voltam para casa em SP outros vem para fazer o reforço”.

Cabo PM Felix conta que o animal não vem da capital. “Os nossos cavalos são de Presidente Prudente, pois a viagem é muito desgastante”. Os cavalos de Prudente da Força Tática do 18°BPM/I, são os mesmos do policiamento de lá, “bem como os que são usados na equoterapia que tem ajudado muito as pessoas com deficiência e necessidades especiais, um serviço voluntário que a PM faz para ajudar beneficamente o cidadão da região, e melhora muito a vida e as habilidades psicomotoras”.

A Patrulha Montada se impõe pela presença do cavalo com o melhor e mais eficaz emprego de policiamento ostensivo pelo maior campo de visão, poder preventivo e uma das mais importantes características é que os cavalos causam um impacto de superioridade, evitando assim pequenos delitos. “É um serviço para ver e ser visto, e os venceslauenses tem notado que com a nossa presença os indivíduos sumiram, principalmente dos pontos que são considerados perigosos na no município”.

Em São Paulo, por exemplo, a cavalaria realiza o policiamento em grandes eventos, como partidas de futebol e shows. “Melhor patrulhamento, é mais eficaz e somos uma tropa de choque especializada”, diz o Sargento Carlos, que está à frente da operação.

Pela primeira vez desde a sua criação, a Cavalaria reforça as ações em Presidente Venceslau, um dos palcos da revolução de 1932. “Estamos extremamente gratos pela recepção dos venceslauenses, nos receberam muito bem, sempre respeitosos e é importante ressaltar toda a história do nosso regimento e dos heróis da revolução”, lembra o Cabo PM Felix que também é historiador, e conta que os membros da cavalaria lutaram nas trincheiras combatendo as tropas Getulinas que vinha do Mato Grosso. “Temos a responsabilidade de cultuar e levar as tradições e imortalizar os feitos heroicos da  Revolução de 1932, pois somos a principal tropa que usa o uniforme regulamentar da época”, relata ele. Por fim frisa que o Centenário Regimento de Cavalaria 9 de Julho é patrimônio Histórico Cultural do Povo paulista e do Brasil, e que as portas da Cavalaria estão abertas ao povo paulista.

Estão em Presidente Venceslau duas patrulhas a cavalo, comandadas pelo Sargento Carlos. Fazem parte das equipes à cavalo o Cabo PM Augusto, Cabo PM Felix, Cabo PM Rodrigo, Soldado PM Tierno e Soldado PM Alex Silva. Na viatura estão Cabo PM Ferraz, Soldado PM Jordan e Soldado PM Mathias, e dirigindo o caminhão “BIG”, o Cabo Aldeman. A soldado Margonato faz parte da cavalaria montada e ressalta que seu trabalho é o mesmo que o dos companheiros de farda. “Lá na nossa unidade nós somos em aproximadamente 40 mulheres e fazemos o mesmo serviço que os homens, além de ter muito respeito e nossa relação ser estritamente profissional”, explica.

Fonte: portal bueno