Emagrecer de forma gradual ajuda o corpo a se preparar melhor para o novo peso

A nutricionista Simone Rocha, presidente da Associação de Nutrição do Distrito Federal, conversou com o site Saúde Brasil sobre o assunto e explicou a maneira mais indicada para se alcançar um peso saudável.

“Nosso corpo tem uma memória do peso que temos por um período longo de tempo. Se eu perco dez quilos em um, dois meses, o meu organismo vai achar isso estranho e vai tentar recuperar essa perda”, explica a nutricionista. “Quando você emagrece de uma forma mais lenta, você vai preparando seu organismo. Além de ter a consciência de que o objetivo é de longo prazo, o mais importante nesse processo é associar isso a uma mudança de hábito. Se você emagrece lentamente mudando a alimentação e fazendo atividade física, há uma mudança na composição corporal, eliminando a gordura ao mesmo tempo em que se ganha massa muscular. Mesmo com o peso diminuindo, o organismo tem a sensação de que não está perdendo, pois está preenchendo o espaço com massa muscular”.

Segundo Simone Rocha, o ganho de massa muscular é extremamente importante para quem quer manter um peso saudável, uma vez que está ligado diretamente à queima das calorias que você consome no dia a dia. “Uma pessoa de 100 quilos com muita massa muscular vai queimar mais facilmente esse excesso que uma pessoa de 100 quilos com muita gordura corporal”, aponta.

Para chegar ao peso saudável é preciso mudar o estilo de vida. “Se você perder peso devagar, vai manter esse novo peso mais facilmente. Mas é preciso ter em mente outros aspectos. Ao mesmo tempo em que readequar sua alimentação é importante, fazer atividade física também é. Lembre-se também de apreciar os alimentos, comer mais devagar, evitar processados e ultraprocessados e apostar mais em alimentos in natura. O processo de emagrecimento tem várias correlações e não apenas comer menos, como as pessoas pensavam antigamente”, ressalta a nutricionista.

Guia Alimentar

Conheça o Guia Alimentar Para a População Brasileira, uma publicação do Ministério da Saúde que  Reforça que uma alimentação adequada e saudável precisa ser balanceada, deve priorizar os alimentos in natura e minimamente processados, bem como preparações culinárias feitas com esses alimentos, e limitar o consumo de alimentos ultraprocessados. As recomendações do Guia consideram as circunstâncias que envolvem o ato de comer, valorizando a maior interação social e o prazer que a alimentação proporciona.

Clique na imagem para ampliar

Fonte. saude.gov.br