Operação Fake News leva Gaeco a recolher mídias de homem que se passava por promotor

Operação foi realizada na cidade de Astorga, no Paraná
Na manhã desta quarta-feira (28/3), o Ministério Público de São Paulo, auxiliado pelo Ministério Público do Paraná, deu cumprimento ao mandado de busca e apreensão, expedido pelo Departamento de Inquéritos da Capital de São Paulo, na residência de Cassio Eduardo Ker, na cidade de Astorga, no âmbito da Operação Fake News. Ele é suspeito de manter perfis falsos na rede social Facebook em que se apresentava como promotor de Justiça. O investigado utilizava o logotipo oficial do MPSP em seu perfil, identificando-se como Carlos Ker.
 
Durante meses, o falso perfil era abastecido com fotomontagens, que noticiavam falsas atividades funcionais.
 
Em virtude da repercussão social e do grave dano potencial à imagem do MPSP, a Subprocuradoria de Políticas Criminais e Institucionais havia atribuído a investigação ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Após instaurar Procedimento Investigatório Criminal, o Gaeco identificou tecnicamente o autor do perfil falso e obteve ordem judicial para apreensão de aparelhos celulares, tablets, CPUs, notebooks e qualquer outro dispositivo de armazenamento de mídias relacionados ao investigado.  diligência está em curso na residência do suspeito, na cidade de Astorga-PR, onde Promotores do GAECO cumprem a ordem judicial.
O material apreendido será encaminhado ao Centro de Apoio à Execução (CAEx) do MPSP para a produção de provas e a responsabilização penal de Ker.
 
Núcleo de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de São Paulo – Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095