Cemitério: Custo poderá inviabilizar o "novo"

A prefeitura possui projeto para construção de um novo cemitério, em um espaço de três alqueires, situado próximo ao CTA da Camap, como parte de uma área maior, de cerca de 10 alqueires, que foi desapropriada. No local, também seria construído o 4º Distrito Industrial em área de cerca de 7 alqueires.
Em reuniões realizadas na semana passada, inclusive com a visita de técnicos no terreno, as informações eram de que o investimento necessário, somente com a implantação de galerias pluviais, atingiria pelo menos R$ 2 milhões. A estimativa de construção do cemitério no terreno próximo ao CTA da Camap custaria mais de R$ 7 milhões, segundo as informações. (fonte: jornal Diário)
Segundo informações apuradas a Cetesb teria informado que a área é muito próxima ao Lençol freático (O “Lençol Freático” ou “Lençol de Água” é um reservatório de água presente nas partes subterrâneas da Terra, os quais variam de 500 a 1000 metros de profundidade. Dessa maneira, uma parte da água da chuva escoa na superfície, enquanto outra parte se infiltra nos solos formado, assim, os lençóis freáticos), e isso poderia encarecer ou inviabilizar a obra.
Atualidade

A última ampliação do Cemitério da Saudade tem cerca de 91,5% de seu espaço preenchido. A previsão é de que novos sepultamentos ocorram no local até o meio deste ano. Na melhor das hipóteses.
A última ampliação, que tem cerca de nove anos, tem capacidade para construção de 1.037 jazigos e possui cerca de 950. A média é de sete a dez sepultamentos, por mês, no local.
Entramos em contato com o setor responsável pelos dois cemitérios da cidade e os dados apresentados de 2017:
Cemitério da Saudade – 501 enterros
Cemitério São Pedro – 106 enterros
Totalizando em 2017 – 607 enterros
Um número muitíssimo preocupante é que hoje Tupã só conta com 40 “carneiras”.
Perguntas:
– Será que a Prefeitura de Tupã já protocolou junto a Cetesb o projeto de instalação do novo cemitério?
– Já fizeram a sondagem do solo para instalação do novo Cemitério?
– Foram realizados estudos de implantação de galerias pluviais e ou rede de esgoto?